Enfim rolou o prometido passeio na floresta!
Foi realizado pelo COFIT, em 09 de fevereiro de 2025, uma aventura turístico-fotográfica onde os participantes puderam conhecer (e clicar) as belezas de uma região à beira-mar com sua natureza ainda bastante preservada. O encontro teve participação acima do esperado entre os membros, contando ainda com a presença de alguns familiares, convidados e membros de outros fotoclubes da região, visitantes que rapidamente se enturmaram, criando uma atmosfera intuitivamente alegre, gentil e acolhedora. Entre eles: Erik Barros (Praia Grande), Fernanda Lucio (Itanhaém), Hélio Watanabe (Itanhaém), Leandro Molina (Itanhaém) e os fotógrafos visitantes Robson Hayba (Itanhaém); Ruan (de São Paulo); Prof. Helê Santos, Mônica Leite e Sandro Marçal do projeto Trocando Olhares (São Vicente).
Antes de iniciar o passeio, o presidente Marcos Rogério promoveu um quizz, com a distribuição de brindes e livros aos vencedores, além de serem dados a todos os participantes (em sorteio) “desafios” fotográficos, o que não só tornou a jornada de cada participante mais divertida mas certamente também incitou o desenvolvimento do olhar e técnicas fotográficas, além da socialização, cooperação e a troca de conhecimento e dicas entre os envolvidos.
O local não é muito acessível…
As recentes obras da Prefeitura Municipal no local, pavimentando o trajeto facilitam o passeio, mas apenas parcialmente, somente no percurso até a Praia da Saudade. Com a chuva do dia anterior, os caminhos pela mata até o mirante que foi construído sobre a Pedra do Espia, deixados intocados, estavam enlameados e escorregadios, causando a queda de turistas e até mesmo de um de nossos membros, que felizmente não se feriu.
… Mas vale a pena conhecer!
Se pelo caminho encontramos a fértil natureza nos oferecendo belos registros fotográficos, no fim da trilha, o mirante descortina uma vista privilegiada das praias e ilhas da região. Na Praia da Saudade, o encontro das águas do rio Itanhaém com o Oceano Atlântico cria um ambiente ideal para descanso, contemplação e registros inesquecíveis
Alguns dos desafios fotográficos realizados
Em destaque

Paulista de nascimento, mas vivendo em Itanhaém desde 1982, sempre esteve relacionado com a tecnologia, indo de técnico em Eletrônica a webdesigner e programador. Aficcionado por Fotografia desde 2014, aprendendo por hobby e como atividade terapêutica, participa do COFIT desde 2016. Com minha velha Nikon Coolpix P600 e várias gambiarras como câmera principal, adoro fotografar paisagens, natureza e macro. Adepto da mobgrafia, acabo quase sempre usando mesmo o smartphone como câmera alternativa…