Finalizando os eventos do mês de agosto, aconteceu sábado dia 30 na Galeria Villa Caiçara uma grande reunião cultural, contando com a presença de artistas locais de diversas modalidades. O Sarau da Villa, muito bem realizado numa parceria entre o Café Delícias da Villa, Coletivo Besouro e o COFIT, decorreu em sua programação desde as 9h da manhã até por volta das 21h, trazendo ao foco do público presente, entre um café e outro, escritores, escritoras, poetas e poetisas, com a beleza em suas histórias, desenhistas e cartunistas com seus traços que evocam reflexões e nos trazem mensagens profundas, pintores e grafiteiros com seus tecidos, quadros, tintas e cores, os músicos embalando a todos com suas performances. Além, é claro, da exposição de muitas, muitas fotos tiradas por membros do COFIT, como não poderia deixar de ser.
Quem esteve presente pôde ver uma Itanhaém unida em favor da cultura e das artes, em suas manifestações artísticas, singelas, de qualidade, de estética. Com objetivo, organizar o que deve ter sido até agora o maior evento cultural independente realizado na cidade sem nenhum apoio, recursos públicos ou qualquer tipo de patrocínio externo. Não falo em quantidade de visitantes (não sabemos), mas em quantidade e diversidade de artistas participantes, reunindo num astral maravilhoso as mais diferentes formas de manifestação artística e cultural.
Contudo, esta foi apenas uma preparação, um ensaio, para um evento maior que acontece em 3 semanas, dia 21/9, domingo, na antiga estação de trem. Com tudo isso, a comunidade artística local pretende mostrar sua qualidade, intensidade, tamanho e força, para conquistarmos enfim um merecido apoio e reconhecimento da população e poder público, fomentando o conceito de turismo cultural, além do fortalecimento do setor.
Paulista de nascimento, mas vivendo em Itanhaém desde 1982, sempre esteve relacionado com a tecnologia, indo de técnico em Eletrônica a webdesigner e programador. Aficcionado por Fotografia desde 2014, aprendendo por hobby e como atividade terapêutica, participa do COFIT desde 2016. Com a velha Nikon Coolpix P600 e várias gambiarras como câmera principal, adoro fotografar paisagens, natureza e macro. Adepto da mobgrafia, acabo quase sempre usando mesmo o smartphone como câmera alternativa...