Acontece este mês a 5ª Semana do Patrimônio Cultural em Itanhaém, com objetivo de enfatizar a importância do patrimônio material e imaterial existente na região e sua importância na manutenção da identidade da comunidade. No solenidade de abertura, ocorrida dia 15/08, no auditório da Secretaria de Turismo de Itanhaém, com a presença de diversas autoridades, na ocasião, como já é costume, será outorgada a Comenda do Patrimônio Ernesto Zwarg Jr., para personalidades com relevantes trabalhos em prol do patrimônio cultural da cidade.
Este ano foram eleitos para receber a honraria: a anciã indígena Angelina Para Poty, o empresário e fotógrafo Sérgio Atsushi Omuro, o ex-prefeito João Viudes Carrasco, a presidente da Academia Itanhaense de Letras Elizabeth Cury Bechir Watanabe, e o ex-livreiro Elói Conceição Marques, sendo esses dois últimos também fotógrafos e participantes do COFIT.
Instituída na edição de 2022 da Semana do Patrimônio, a Comenda do Patrimônio “Ernesto Zwarg Jr.” é uma honraria concedida anualmente a pessoas que se destacam por suas ações em prol da valorização do Patrimônio Cultural. Seja por meio do fomento, da salvaguarda, da difusão, da educação, da preservação ou da manutenção, esses agentes culturais são reconhecidos por seu compromisso com a memória e a identidade de nossa cidade.
A escolha do patrono que dá nome à comenda é uma homenagem ao saudoso Ernesto Zwarg Jr., ícone da preservação ambiental e cidadão ilustre que escolheu Itanhaém como lar. Ao longo de sua vida, dedicou-se intensamente à defesa da cultura tradicional, sendo, ao lado de seus irmãos, um dos maiores divulgadores da alma itanhaense por meio da música. Como símbolo dessa trajetória, o verso da medalha traz uma referência a uma de suas canções mais emblemáticas: “O Trenzinho do Litoral”, que segue ecoando como trilha sonora da nossa história.
Texto: Felipe Moscatello
Paulista de nascimento, mas vivendo em Itanhaém desde 1982, sempre esteve relacionado com a tecnologia, indo de técnico em Eletrônica a webdesigner e programador. Aficcionado por Fotografia desde 2014, aprendendo por hobby e como atividade terapêutica, participa do COFIT desde 2016. Com a velha Nikon Coolpix P600 e várias gambiarras como câmera principal, adoro fotografar paisagens, natureza e macro. Adepto da mobgrafia, acabo quase sempre usando mesmo o smartphone como câmera alternativa...