“1 No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; as TREVAS cobriam o abismo… 3 E Deus disse: “Faça-se a LUZ!”
Gn 1, 1-3
Será que se tudo fosse um manto negro haveria algo para nos maravilhar? Caso um só clarão imperasse, seria possível a visão se surpreender? Vazio de treva ou vazio de luz são vazios por igual. A vida mágica e entusiasmante do enxergar deriva da imperfeição, da falta de completude que reside em não ser o absoluto luzeiro tampouco a máxima escuridão. Um equilíbrio dinâmico onde se existe na inexistência do outro e assim, neste belo dual bailante, percebe-se uma misteriosa fusão, encantamento uno de uma transformadora colaboração.
LUMINÂNCIAS é um convite a brincar de esconde-esconde, ora no brilho, ora no breu, na luz que desnuda segredos, na penumbra que oculta o verdadeiro eu. É com enorme paixão que talentosos fotógrafos, cada um com sua própria superfície de reflexão, entregam nesta exposição trabalhos que podem ser sentidos tanto na dramaticidade quanto na leveza, deixando ainda para o observador alguns questionamentos pertinentes, tais como:
O que você está refletindo? Qual tem sido a sua iluminância, que luz cai sobre você, para que suas facetas possam reverberar um bem maior?
Em tempos conturbados como os atuais, o desejo é que a beleza e o amor impressos nessas tocantes imagens impulsionem cada indivíduo que por aqui passar a luminescer seu redor com raios de generosidade, usando suas ferramentas de realce e sombra para expor a obra mais bonita que puder a este mundo tão cheio de gritantes contrastes, tão carente de artistas da alma.
Deixe-se tocar por essas iluminadas poesias em formato de fotografias.
Gabriela Pereira – COFIT
[Clique no fotógrafo para ver suas imagens ampliadas]
NOTA DO EDITOR:
LUMINÂNCIAS foi um trabalho cultural realizado pelo COFIT em abril de 2020, no auge da pandemia e isolamento social, surgindo entre outros trabalhos e atividades do coletivo como reação ao distanciamento obrigatório, motivo de cancelamento de diversos eventos que já haviam sido programados naquele ano, tais como a tradicional Semana da Fotografia. Para continuarmos atuando em prol da cultura e simultaneamente colaborarmos com todos os protocolos de segurança, na época fator obrigatório afim de evitar um possível aumento das contaminações, aproveitamos o advento das lives, do streaming e home office, para realizar esta exposição exclusivamente em ambiente virtual, com transmissão da abertura em tempo real e divulgação dos links em grupos de chat e nas redes sociais.

Paulista de nascimento, mas vivendo em Itanhaém desde 1982, sempre esteve relacionado com a tecnologia, indo de técnico em Eletrônica a webdesigner e programador. Aficcionado por Fotografia desde 2014, aprendendo por hobby e como atividade terapêutica, participa do COFIT desde 2016. Com minha velha Nikon Coolpix P600 e várias gambiarras como câmera principal, adoro fotografar paisagens, natureza e macro. Adepto da mobgrafia, acabo quase sempre usando mesmo o smartphone como câmera alternativa…